CIDADÃO DO REINO
___________________


Leitura Bíblica: Lucas 17.20-21

"Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Ei-lo aqui! ou Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós."

O reino dos céus na terra não é um reino terrestre. Jesus disse: 

“O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui” (João 18:36)

Introdução 

O reino celestial não é como os reinos mundanos. O governo de Deus se dirige ao coração (espírito) do homem. Deus governa seu povo por meio do convencimento e direção dados pelo Espírito Santo em direção a Jesus Cristo e em consonância a Sua Santa Palavra.

Os cidadãos do reino são aqueles que renasceram em Cristo. (João 3:3,5,6). A palavra reino é ligada diversas vezes a palavra de arrependimento: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 3:2).

Para que um governo seja posto, um outro deve ser deposto. Não há como servir a dois senhores. Para que o reino de Deus venha, o reino dos homens deve dar passagem. Arrependimento seria como um impeachment (impedimento para continuar no governo). Um impedimento do homem para com o seu próprio governo. É abrir mão do controle da própria vida e se render ao controle do Espírito Santo de Deus.

Como cidadãos do reino de Deus, como aqueles que aceitam, adotam, se entregam para o governo de Jesus Cristo, devemos viver os princípios deste reino ao ponto de nos parecermos com o rei.

1. - O Que é o Reino de Deus? 

É o governo de Deus. Deus é a fonte de toda autoridade. Ele é o rei absoluto do universo por direito inerente, por ser seu criador, dono e sustentador. Ele é a autoridade suprema sobre tudo que existe, sobre o que é visível, e o que é invisível, sobre a criação, os anjos, a humanidade, a história, as nações e os eventos futuros. 

Sl 93:1-2 O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu, cingiu-se de fortaleza; o mundo também está estabelecido, de modo que não pode ser abalado. O teu trono está firme desde a antigüidade; desde a eternidade tu existes. 

2. - O Evangelho do Reino de Deus 

Mr 1:14-15 Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. 

Jesus ia por toda parte pregando e ensinando sobre o reino de Deus. Esse era seu tema principal e quase se poderia dizer, seu único tema. Havendo já considerado o que é o reino de Deus, cabe agora a pergunta: o que é o evangelho do reino? 

Evangelho significa boa notícia (boa nova). Jesus anunciou aos homens a boa notícia do reino de Deus. Foram boas notícias porque o momento esperado e anunciado pelos profetas havia chegado. E também são boas notícias porque Deus, em seu amor, mandou seu Filho, não para condenar o mundo, mas para salvar o mundo. 

3. - Os sinais da presença do reino

Entre os sinais da presença do reino estão: humildade: Mt 5.3; justiça: Mt 5.10; 6.33; justiça, paz e alegria: Rm 14.17; amor a Deus e ao próximo: Mc 12.34; obediência: Mt 5.19s; fazer a vontade de Deus: Mt 6.10; 7.21; 21.31,43; dependência de Deus e confiança nele (ricos e pobres): Mt 19.23s; Mc 10.23-25; Lc 6.20; solidariedade com os sofredores: Mt 25.34; fidelidade: Lc 19.11ss; vigilância: Mt 25.1; requer novo nascimento: Jo 3.3,5.

Conclusão

O cidadão do Reino tem sua vida totalmente planejada de acordo com a vontade do Rei que é boa, agradável e perfeita.

O Reino não é:
Comida e bebida (Rm 14.17)
Poder e palavra (1 Co 4.20)
Carne e sangue (1 Co 15.50)

O cidadão do Reino de Deus conhece suas obrigações:

"Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos." (Lucas 9:1-2).

E por isso que sua vida é totalmente guiada pelo Rei dos reis.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog